IV Encontro Livreiro

Pelo 4.º ano consecutivo, a Livraria Culsete, em Setúbal, acolheu mais uma edição do Encontro-Livreiro.

Organização do movimento com o mesmo nome, e fruto do trabalho directo de Manuel Medeiros, Fátima Medeiros e Luís Guerra, o Encontro Livreiro assume-se como um espaço livre de debate e convívio para as gentes dos livros, livreiros, editores, jornalistas e leitores. O encontro abriu com a leitura de um texto de Sara Figueiredo Costa que traçou o caminho para o debate levantando algumas questões para discussão na conversa aberta à participação de todos os presentes, que em cada edição permite a troca de opiniões sobre muitos dos problemas que assolam o sector do livro em Portugal.

Nesta edição do Encontro foi também atribuído o Diploma Livreiro da Esperança 2013, que distinguiu Caroline Tyssen e Duarte Nuno Oliveira, os livreiros da Galileu, livraria de Cascais que em 2012 cumpriu o 40.º Aniversário.

Depois de no ano passado ter sido comemorado a 30 de novembro o Dia das Livrarias, organização conjunta da Fundação José Saramago e do movimento Encontro-Livreiro, a Fundação fez-se representar nesta edição do Encontro, de onde saiu o compromisso de já este ano, na mesma data, dia da morte de Fernando Pessoa e Fernando Assis Pacheco, se comemorar a II edição do Dia das Livrarias, que passará a chamar-se Dia da Livraria e do Livreiro. Para a organização será formado um pequeno grupo que coordenará a comunicação, o contacto com as livrarias e os livreiros para que este Dia cresça, conte com mais participações, e assuma o seu papel de catalisador de um debate que se pretende cada vez mais participado.

O Encontro-Livreiro reúne na Livraria Culsete, em Setúbal, no último domingo de Março de cada ano – este ano, por causa da Páscoa, excepcionalmente no primeiro domingo de Abril -, mas o debate e a troca de ideias continuam aqui.

O Encontro-Livreiro é uma ideia de Manuel Medeiros, que contou desde a primeira hora com o impulso de Fátima Medeiros e Luís Guerra e tem vindo a contar com o empenhado apoio de Joaquim Gonçalves (Livraria A das Artes – Sines), Sara Figueiredo Costa (Cadeirão Voltaire), Rosa Azevedo (Estórias com Livros) e António Alves (Livraria Traga-Mundos – Vila Real).

Pin It on Pinterest

Share This