18 anos da atribuição do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago

18 anos da atribuição do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago

No dia 8 de outubro de 1998 a Academia Sueca anunciava o nome de José Saramago como vencedor do Prémio Nobel de Literatura. Hoje, 18 anos depois, os seus livros continuam a ser publicados, permitindo que os seus leitores, os novos e os de sempre, tenham acesso à sua obra e desfrutem da experiência de ler e reler o autor de Todos os Nomes.

Neste dia, recordamos a data com as suas palavras de agradecimento, proferidas em dezembro do mesmo ano em Estocolmo, no Discurso do Nobel:

Em Frankfurt, onde estava no dia 8 de Outubro, as primeiras palavras que disse foram para agradecer à Academia Sueca a atribuição do Prémio Nobel de Literatura. Agradeci igualmente aos meus editores, aos meus tradutores e aos meus leitores. A todos volto a agradecer. E agora quero também agradecer aos escritores portugueses e de língua portuguesa, aos do passado e aos de agora: é por eles que as nossas literaturas existem, eu sou apenas mais um que a eles se veio juntar. Disse naquele dia que não nasci para isto, mas isto foi-me dado. Bem hajam, portanto.

Vídeo:

Pin It on Pinterest

Share This