Literatura portuguesa em destaque na revista espanhola Quimera: “Apetece-nos”

A edição de junho da revista literária espanhola Quimera tem em grande destaque um dossiê de 25 páginas sobre Literatura Portuguesa dos séculos XX e XXI, como uma espécie de “aperitivo” para futuros trabalhos sobre a cultura lusa.

Como sublinha o diretor Fernando Clemot no editorial, os países ibéricos “sempre tiveram uma relação problemática baseada na suspeita do lado português e em certa dose de altivez do outro lado do Guadiana, do Tejo ou do Minho”. “A literatura, e em geral a cultura espanhola, é muito mais conhecida em Portugal do que a literatura ou a cultura portuguesa para o observador espanhol, diz Clemot, que pretende com este número da Quimera “uma aproximação a uma realidade próxima que, fruto de uma teimosia absurda acabou por tornar-se uma realidade exótica, quase por descobrir”.

O dossiê inclui artigos sobre as revistas “de Orpheu à Presença”, Fernando Pessoa, Manoel de Oliveira e os novíssimos autores da ficção e da poesia contemporâneas. Inclui ainda entrevistas com o escritor João de Melo e com Pilar del Río.

“Começamos com isto mas voltaremos. Apetece-nos” – diz Fernando Clemot.

Pin It on Pinterest

Share This