Mario Vargas Llosa recebe Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa

Mario Vargas Llosa recebe Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa

No dia 22 de julho, às 18h, o escritor peruano Mario Vargas Llosa, Prémio Nobel de Literatura, recebe das mãos do Reitor da Universidade Nova de Lisboa o grau de doutor honoris causa, em cerimónia a realizar no Auditório da Reitoria desta Universidade, no Campus de Campolide.

A proposta de atribuição desta distinção partiu do poeta português Nuno Júdice que destacou os romances do escritor como “imprescindíveis para conhecermos a História do continente sul-americano, os seus conflitos e a sua sociedade, sendo exemplos maiores A Guerra do Fim do Mundo, em que descreve a guerra dos Canudos no Brasil, e o seu penúltimo romance de 2010, O sonho do Celta, em que traça um retrato impiedoso da colonização europeia da África negra, para além de obras que o afirmaram na transformação da linguagem romanesca do século XX, ao lado de García Márquez.” O último livro de Vargas Llosa, O Herói Discreto, foi publicado em língua espanhola em 2013 e parte de uma epígrafe de Jorge Luis Borges: Nuestro hermoso deber es imaginar que hay un laberinto y un hilo. Entre as suas obras mais destacadas, constam títulos como La ciudad y los perrosConversación en la catedral, Pantaleón y las visitadoras ou La tía Julia y el escribidor La fiesta del chivo. Em 2012, publicou La civilización del espectáculo, uma série de ensaios sobre a banalização das artes e da literatura, o triunfo do jornalismo superficial e a frivolidade da política.

Nascido em 1936, Mário Vargas Llosa é conhecido pela sua crítica à hierarquia de castas sociais e raciais vigente ainda hoje no Peru – seu país de origem – e na América Latina. Docente universitário e político, Vargas Llosa é uma personalidade intelectual de grande vulto e um dos mais importantes escritores da América Latina e do mundo.

Aproveitando a sua estadia em Lisboa, Mario Vargas Llosa visitou a sede da Fundação José Saramago, na Casa dos Bicos.

Pin It on Pinterest

Share This