Mostra de David de Almeida expõe gravuras feitas para livro de José Saramago

Mostra de David de Almeida expõe gravuras feitas para livro de José Saramago

A mostra “A Ética na Mão”, uma retrospetiva de gravuras de David de Almeida*, pode ser vista até ao dia 23 de outubro na Biblioteca Nacional de Portugal. Alguns dos trabalhos expostos nunca foram exibidos em Portugal até ao momento.

Na mostra encontram-se algumas das gravuras executadas pelo artista português para Scolpire il verso,uma seleção de poemas de José Saramago publicada em 2002. O livro, uma edição especial, apresenta poemas de Saramago em três idiomas (italiano, espanhol e português) e sete dessas gravuras.

A exposição, acompanhada de um catálogo com a reprodução das obras, é comissariada por João Prates, diretor do Centro Português de Serigrafia. Depois da BNP, a mostra estará patente na Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão. Recentemente, David de Almeida produziu uma peça baseada no livro A Viagem do Elefante, de José Saramago, para a Coleção 1 +1 da Vista Alegre.

scolpire
Breve biografia:

David de Almeida nasceu em S. Pedro do Sul em 1945. Frequentou, na Escola António Arroio, o Curso de Gravador Litógrafo e na Gravura – Cooperativa de Gravadores Portugueses um curso de Gravura em metal sob a orientação de Maria Gabriel. Subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, estagiou nos Moinhos do Vale do Lagat, em França, no sentido de se especializar na feitura manual de papel. Cursou holografia no Goldsmith College (London University) e estagiou com Stanley Hayter no Atelier 17 em Paris, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Artista vastamente premiado, do seu currículo fazem parte inúmeras exposições individuais em Portugal e no estrangeiro, intervenções em espaços públicos e representação em coleções e museus.

Pin It on Pinterest

Share This