No coração da pedra, Saramago na Sérvia

De 22 a 24 de Outubro, Pilar del Río é convidada do Instituto Camões para uma Semana Saramago na Sérvia, intitulada “No coração da pedra”. O programa começou no dia 22 à noite com a exibição do documentário “José e Pilar”, na Cinemateca de Belgrado, depois da projeção de fotografias de Dragoljub Zamurovic, um dos autores do projeto “Viagem a Portugal, Terra Verde”, inspirado nos textos de viagem de José Saramago e Ivo Andric.

No dia 23 de Outubro realizam-se duas palestras: uma na Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado, “Da estátua à pedra – introdução à obra de Saramago”; e outra no Instituto Cervantes com o título “José e Pilar, porque somos ibéricos”. Há ainda espaço para uma visita à Feira de Livro de Belgrado, uma das 5 maiores da Europa, para o lançamento da reedição sérvia de “O Ano da Morte de Ricardo Reis”. Ainda na Feira do Livro, Pilar del Río participa, no stand da EUNIC, numa workshop de escrita criativa a partir de “A Maior Flor do Mundo”. No dia 24, algumas destas atividades realizam-se também na Faculdade de Filosofia de Novi Sad. Ao longo da semana, está patente ao público, nas duas cidades sérvias, a exposição “Saramago 90 anos”, um projeto da Fundação José Saramago. Foi também lançada esta semana a edição sérvia da obra “Da estátua à pedra”.

Este programa é organizado pelo Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões, em colaboração com a Embaixada de Portugal em Belgrado, o Instituto Cervantes, a Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado, a Faculdade de Filosofia da Universidade de Novi Sad, a editora Laguna (que publica a obra do Nobel da Literatura), a Cinemateca Jugoslava e ainda a editora Kreativni Centar.

Pin It on Pinterest

Share This