Novo espaço da Fundação José Saramago em Azinhaga

Novo espaço da Fundação José Saramago em Azinhaga

Este sábado, 8 de abril, será inaugurado o novo espaço da Fundação José Saramago na Azinhaga. A sede da FJS funcionará na antiga Escola Básica do 1º Ciclo da aldeia, edifício que estava fechado desde 2007. O projeto de recuperação do lugar é uma parceria entre a Junta de Freguesia de Azinhaga, a Fundação José Saramago e a Câmara Municipal da Golegã.

No novo espaço, o visitante poderá ver a cama onde os avós de José Saramago dormiam e que, como contou no discurso do Prémio Nobel, servia de abrigo, nas noites de frio, para os animais mais delicados. Também se mostram fotos de família de José Saramago do tempo d’As Pequenas Memórias, reconstruindo-se um certo modo de vida rural com a reprodução de uma cozinha local do início do século passado.

As novas instalações da Fundação José Saramago em Azinhaga contam ainda com uma biblioteca, uma livraria e um auditório capacitado para receber diversos tipos de atividades culturais. Neste novo espaço estará patente uma exposição da FJS intitulada «Saramago e a música».

Além da inauguração da nova sede, no sábado será também aberto um novo passeio junto ao Rio Almonda envolvido pelas palavras que sobre essas paisagens José Saramago foi escrevendo ao longo da sua vida. Os actos do dia 8 terminarão com a encenação teatral de Ensaio sobre a Cegueira feita por jovens da localidade.

Para Vitor Guia, presidente da Junta de Freguesia, este dia é o culminar de um sonho: “Devolver vida e uso à escola de Azinhaga, revitalizar esta praça como lugar de encontro de habitantes locais e de visitantes e fazer com que a presença de José Saramago na sua terra tenha outra e maior visibilidade”. A abertura deste novo lugar de encontro, que se junta à sede central de Lisboa, na Casa dos Bicos, e às instalações de Lanzarote, inscreve-se nos actos comemorativos do décimo aniversário da Fundação José Saramago.

Este espaço terá o seguinte horário de funcionamento:

De 3.ª feira a Sábado
Abril a Setembro – Das 10 às 13 Horas e das 15 às 19 Horas;
Outubro a Março – Das 10 às 13 Horas e das 15 às 18 Horas;

 

 

 

Programa, 8 de Abril:

11h – Inauguração do passadiço do Almonda (ponto encontra Parque de Merendas)

13h – Abertura da nova sede (falam Vitor Guia, Câmara Municipal da Golegã, e Pilar del Río)

14h – Almoço na rua

16h30 – Peça de teatro Ensaio sobre a Cegueira

Pin It on Pinterest

Share This