O Lagarto (2016)

O Lagarto (2016)

Portugal:

o-largartoPorto Editora 2016 (Ilustrações de J. Borges)

«O Lagarto» é um conto breve incluído em A Bagagem do Viajante (1973), volume que reuniu as crónicas escritas por José Saramago para o diário A Capital e para o semanário Jornal do Fundão entre 1971 e 1972. A história narra o aparecimento no Chiado de um misterioso lagarto, cuja presença surpreende os transeuntes e mobiliza os bombeiros, o exército e a aviação. Num estilo claro e preciso, a fábula oferece uma pluralidade de sentidos capaz de cativar leitores de todas as idades. Esta edição conta ainda com as magníficas xilogravuras do mestre J. Borges.

Edições estrangeiras:

Brasil:

o_lagarto_br
Companhia das Letrinhas | Compaanhia das Letras
2016

Você acredita em fadas? Não? Então como explicar a história deste lagarto gigante que surgiu de repente no meio da rua, espalhou o caos entre os moradores da cidade e, no auge da confusão… Melhor não contar, mas garanto que uma coisa impressionante aconteceu! O que será? Convido você a descobrir – e depois ter coragem de reafirmar que continua não acreditando em fadas.

Espanha:


Lumen / Penguin Random House
2018 (Trad.: Pilar del Río)

El Lagarto es una historia corta incluida en El equipaje del viajero (1973), un volumen que reunió las crónicas escritas por José Saramago para el diario A Capital y el semanario Jornal do Fundão entre 1971 y 1972.

La historia narra la aparición en Chiado de un misterioso lagarto, cuya presencia sorprende a los transeúntes y moviliza a los bomberos, el ejército y la aviación. Con un estilo claro y preciso, la fábula ofrece una pluralidad de direcciones capaz de cautivar a los lectores de todas las edades.

Pin It on Pinterest

Share This