Obra integral do Padre António Vieira vai ser editada pelo Círculo de Leitores

A obra integral do Padre António Vieira, preparada por uma equipa de 30 especialistas coordenada pelos historiadores José Eduardo Franco e Pedro Calafate, vai ser publicada em 30 volumes pelo Círculo de Leitores, anunciou o jornal Expresso online. Os primeiros volumes estarão prontos no início de abril.

A integral está a ser preparada há cinco anos por esta equipa a que se juntaram 15 estudantes de mestrado e doutoramento, numa iniciativa conjunta da Santa Casa da Misericórdia e da Universidade de Lisboa. Como se lê na notícia do Expresso, os investigadores “passaram os últimos cinco anos na tarefa de reanalisar as publicações dadas à estampa ao longo dos tempos, e a vasculhar arquivos em países por onde António Vieira passou”, do que “resultou a descoberta de documentos ainda desconhecidos, nomeadamente várias cartas guardadas no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e ainda não atribuídas a Vieira”.

O projeto prevê ainda “uma súmula dos principais textos, a serem editados numa edição internacional abrangendo oito línguas”.

Ler mais: Expresso

Pin It on Pinterest

Share This