José Saramago / A Obra / Bibliografia

Os Apontamentos

Os Apontamentos
1976

Uma coisa não posso esquecer também: a influência que o circunstancial teve no meu trabalho. Quatro livros – dois de crónicas e dois de comentários ou ensaios políticos – são, em diferente grau, produto da circunstância, do empenhamento cívico. E talvez seja certo que no conjunto duma obra que nasceu sem projecto preconcebido, circule, afinal, uma coerência que não é apenas ideológica, que é também de estilo, de presença no mundo

José Saramago

Loja

Portugal

Os Apontamentos

Porto Editora

2014 (1ª edição na Porto Editora; 4ª edição)


Idioma
Português

A caligrafia da capa é da autoria da atriz e encenadora Maria do Céu Guerra

Editoriais do Diário de Notícias e crónicas publicadas no Diário de Lisboa, onde Saramago sublinha: «No meio de tantas palavras, não encontro senão duas que gostosamente apagaria se não fosse o escrúpulo de proteger o meu próprio respeito. É quando, uma e outra vez, falo de “jornalistas revolucionários”. Como se não bastasse a ingenuidade de os imaginar assim, ainda fui cair na presunção de me incluir no grupo. Ilusão minha, ilusão nossa.»

Em Apontamentos, podemos seguir o olhar de Saramago, nomeadamente, sobre «os emigrantes, hoje e sempre»; «os franceses de torna-viagem»; «as regras da convivência»; «o eufemismo como política», ou «a resistência renegada». Ganhou a língua e toda a literatura portuguesa. Uma forma de conhecer com alguma profundidade o lado militante de José Saramago, que aqui surge de forma bastante evidente, ao contrário das suas obras de ficção, onde as convicções políticas, embora lá, aparecem de forma bastante mais diluída. Para descobrir a fase em que José Saramago alertava para os perigos do fascismo e para as virtudes do socialismo.

Diário de Notícias, 9 de outubro de 1998

Os Apontamentos

Editorial Caminho

1990, 3ª ed.


Idioma
Português

«Editoriais do DN e crónicas publicadas no “Diário de Lisboa”, onde Saramago sublinha: “No meio de tantas palavras, não encontro senão duas que gostosamente apagaria se não fosse o escrúpulo de proteger o meu próprio respeito. É quando, uma e outra vez, falo de ‘jornalistas revolucionários’. Como se não bastasse a ingenuidade de os imaginar assim, ainda fui cair na presunção de me incluir no grupo. Ilusão minha, ilusão nossa.” Em “Apontamentos”, olhar de Saramago, nomeadamente, sobre “os emigrantes, hoje e sempre”; “os franceses de torna-viagem”; “as regras da convivência”; “o eufemismo como política”, ou “a resistência renegada”.Ganhou a língua e toda a literatura portuguesa. Uma forma de conhecer com alguma profundidade o lado militante de José Saramago, que aqui surge de forma bastante evidente, ao contrário das suas obras de ficção, onde as convicções políticas, embora lá, aparecem de forma bastante mais diluída. Para descobrir a fase em que José Saramago alertava para os perigos do fascismo e para as virtudes do socialismo.» (Diário de Notícias, 9 de Outubro de 1998)

Os Apontamentos

Seara Nova

1976, 1990


Idioma
Português

Seara Nova

1976, 1990