“Os editores não se abatem”, lançamento na Casa dos Bicos na próxima quinta-feira, 24 de outubro

 

É ja na próxima quinta-feira, 24 de outubro, o lançamento do livro “Carlos da Veiga Ferreira: Os editores não se abatem”, de Sara Figueiredo Costa, na Casa dos Bicos, às 18h30.

A apresentação será feita pelo editor Nelson de Matos.

Este é o segundo volume da coleção Protagonistas da Edição que a Booktailors – Consultores Editoriais inaugurou com um volume sobre Fernando Guedes, fundador da Verbo.

Carlos da Veiga Ferreira foi tradutor, mas é como editor, testemunha e participante das mudanças na edição portuguesa que a sua história é fundamental. Durante décadas, foi o editor que deu rosto à Teorema, editora fundada em 1973 e cujo catálogo assumiu a partir de 1985. Através dela, Veiga Ferreira editou grandes nomes da literatura, constituindo o catálogo que o notabilizou. Depois da passagem da Teorema para o grupo LeYa, criou em 2011 a Teodolito, na qual continua a editar clássicos da literatura mundial.

Sara Figueiredo Costa é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e mestre em Linguística Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa. Jornalista freelancer, colabora com diversas publicações na área da crítica literária e do jornalismo cultural (LERTime OutExpresso e Blimunda). Mantém desde 2007 o blogue Cadeirão Voltaire, sobre livros e edição, e desde 2003 o blogue Beco das Imagens, dedicado à banda desenhada e à ilustração. É um dos membros fundadores da Oficina do Cego, onde leciona os módulos teóricos das formações sobre história do livro e edição.

Pin It on Pinterest

Share This