Parabéns, Presidenta!

Parabéns, Presidenta!

No dia 26 de maio, a Biblioteca Nacional de Espanha acolheu a sessão de entrega do Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura. Pilar del Río, Presidenta da Fundação José Saramago, recebeu a distinção das mãos do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e dos Ministros da Cultura de Portugal e Espanha, Luís Filipe Castro Mendes e Íñigo Méndez de Vigo.

Com periodicidade bienal, o Prémio pretende “distinguir um autor, pensador, criador ou intérprete vivo, ou uma pessoa colectiva sem fins lucrativos, que, por intermédio da sua acção nas áreas das artes e da cultura, tenha contribuido significativamente para o reforço dos laços entre os dois Estados e para um maior conhecimento recíproco da criação ou do pensamento”.

Pilar del Río agradeceu o prémio em todos os idiomas peninsulares. Disse: «gracias, obrigada, eskerrit asko, grácies, graciñas: a Península Ibérica é grande, nela cabem muitos idiomas e culturas para mostrar agradecimento e faltando um deles, os idiomas, ou delas, as culturas, esta distinção que me outorgam não seria possível, quem vos fala não existiria sem a bendita diversidade que nos salva porque nos aproxima».

O texto de Pilar del Río, uma revisitação à viagem de Miguel de Cervantes em Dom Quixote e de José Saramago em A Jangada de Pedra, será publicado na íntegra na edição de junho da revista Blimunda.

Pin It on Pinterest

Share This