Premiados do concurso “Saramago – Uma Historia de 90 Anos” amanhã na Casa dos Bicos

Os prémios do concurso “Saramago – Uma História de 90 Anos” são entregues amanhã, dia 5 de julho, às 15h00, no auditório da Fundação José Saramago.

Participam na sessão Fernando Pinto do Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura, Zeferino Coelho, da editorial Caminho/Leya, Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago, e os membros do júri deste prémio promovido pela Editorial Caminho/Leya em parceria com o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fundação José Saramago.

Como foi oportunamente anunciado, os blogues “E se vier que traga o coração” e “E agora, José?” foram os vencedores das categorias de grupos de alunos e professores. “A Morte apercebida de Ricardo Reis” (alunos) e “Diário de uma homenagem” (professores) são os trabalhos individuais premiados.

As autoras do blogue “Se vier que traga o coração” são Andresa Marques, Sara Fonseca e Helena Resende, da Escola Secundária Pedro Alexandrino, da Póvoa de Santo Adrão, concelho de Odivelas. Em segundo lugar na mesma categoria, ficou o trabalho “A casa de Saramago”, de Sandra Santos, Rita Paiva, Lucinda Delgado, José Fernandes, Teresa Balazeiro, Tomás Rodrigues, Luís Nunes e Cristiana Xavier, do Colégio de Amorim, da Póvoa de Varzim.

“A morte apercebida de Ricardo Reis”, com o primeiro prémio na categoria individual/alunos, é da autoria de Leonardo Vieira Henriques José, do Externato de Penafirme, de A-dos-Cunhados, concelho de Torres Vedras.

As professoras Ana Maria Martins e Fernanda Manuela Azevedo, da Escola Secundária de Alcochete, são as autoras do blogue “E agora, José?”.

O primeiro prémio individual para docentes foi para Maria de Fátima Rolão Candeias, da Escola Secundária de Aurélia de Sousa, do Porto, com “Diário de uma homenagem”. “A maior flor antiga”, de Cidália da Conceição Azevedo Fernandes, da Escola Secundária de Penafiel, ficou no segundo lugar. Em terceiro, ficou Pedro Fernando Oliveira Tavares, da Escola Básica de Castro Marim, com “Era uma vez José”.

Pin It on Pinterest

Share This