<i>Sem casas não haveria ruas</i> – Leituras e contos entre a Casa Fernando Pessoa, a Fundação José Saramago e a Boca

Sem casas não haveria ruas – Leituras e contos entre a Casa Fernando Pessoa, a Fundação José Saramago e a Boca

O ciclo Sem casas não haveria ruas tem início na Casa Fernando Pessoa em Fevereiro. Este é o primeiro gesto de uma colaboração em triângulo entre as duas casas de autor de Lisboa e a editora BOCA e pretende criar espaço e tempo para a leitura em tempo real de textos essenciais.

Todos os meses a editora BOCA sai para a rua e celebra a palavra em casa amiga. À Fundação José Saramago leva contadores de histórias, reinventores da melhor tradição oral e popular. Na Casa Fernando Pessoa desfruta em voz alta dos vários géneros da literatura consagrada e por consagrar. Fica o encontro marcado: um sábado na Casa Fernando Pessoa, na Fundação Saramago uma sexta-feira do mês seguinte e por aí adiante alternadamente.

A começar este trabalho a várias mãos, lembramos Nuno Bragança (1929-1985). A resistência da linguagem sai reforçada nos seus textos que, por essa razão, entre tantas outras que nem precisariam de existir, vão ser revisitados na data que marca os 30 anos da sua morte. Nuno Bragança é construtor e implicado, no texto e com o texto, provocador, revolucionário. A Noite e o Riso, Directa, Square Tolstoi, Lisboa, a raia, Paris, atravessados pela leitura em várias vozes, sem rede. Para fechar o sábado, continuamos em direcção ao Cais do Sodré, com leituras e música no Musicbox (ex-Texas Bar).

1.ª sessão
Nuno Bragança (1929-1985)
Debaixo de um freixo que por acaso é um pinheiro seco

Casa Fernando Pessoa
Sábado, 7 de fevereiro, 18H00
Duração 120’
(Entrada livre, sujeita à lotação da sala. Classificação a definir)

Musicbox
Sábado, 7 de fevereiro, 21H30
Duração 50′
(Abertura de portas, 21H. Entrada livre, sujeita à lotação da sala.)

Com Nuno Moura, Fernando Alves e João Pinto Nogueira na CFP
ComLuís Bastos e Nuno Moura no Musicbox
Uma colaboração da Casa Fernando Pessoa com a Fundação Saramago, a BOCA e o Musicbox

imagem_primeira_sessao_final

Pin It on Pinterest

Share This