Tiago Rodrigues leva José Saramago à Royal Shakespeare Company

Tiago Rodrigues leva José Saramago à Royal Shakespeare Company

O encenador, ator e dramaturgo português Tiago Rodrigues, atual Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, levará duas obras de José Saramago ao Reino Unido. Convidado pela companhia Royal Shakespeare Company, escolheu adaptar os romances “Ensaio sobre a Cegueira” e “Ensaio sobre a Lucidez”.

Intitulada “Blindness and Seeing”, a obra estará em cartaz na no Swan Theatre, em Stratford-upon-Avon, de 1 de agosto a 26 de setembro de 2020. O elenco do espetáculo está composto por atores da companhia inglesa e por convidados.

A criação de Tiago Rodrigues integra a iniciativa Projekt Europa, da Royal Shakespeare Company, que congrega uma “seleção única e eclética” de espetáculos, colaborações e atividades, que decorrem nos espaços Swan Theatre e The Other Place, durante o ano de 2020.

O programa inclui três novas criações de importantes artistas europeus (Blindness and Seeing, de Tiago Rodrigues, Europeana, de Maria Åberg, e Peer Gynt, de Barbara Frey), sete monólogos redigidos por escritores europeus em ascensão, uma colaboração única entre a RSC Next Generation ACT – uma companhia jovem composta por estudantes dos 12 aos 16 anos – e o encenador sueco Mattias Andersson, e um conjunto de eventos e debates à volta do tema Europa.

Sobre Tiago Rodrigues
Diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II desde 2015, Tiago Rodrigues trabalha como ator e criador há mais de 20 anos, procurando, nas suas criações, a transformação poética da realidade através da utilização das ferramentas teatrais. Em 2018 foi galardoado com o XV Prémio Europa Realidades Teatrais.

 

Pin It on Pinterest

Share This