Toda a obra de José Saramago na Companhia das Letras, sessão em São Paulo

Foi no dia 13 de agosto o lançamento de Levantado do Chão e Memorial do Convento em São Paulo, no Brasil, nas novas edições que a Companhia das Letras preparou. A sessão teve a participação dos escritores Mia Couto, Milton Hatoum e Andrea del Fuego e da presidenta da Fundação José Saramago, Pilar del Río, no SESC Consolação às 19h30.

No blog que mantém na Companhia das Letras, o editor Luiz Schwarcz conta a história destas novas edições, “desejo antigo” de José Saramago que “a cada vinda ao Brasil me cobrava uma atitude, no sentido de reunir toda a sua obra em uma só editora”:

“Sempre expliquei ao José que estávamos de mãos atadas. A editora Caminho, que o representava, havia assinado um contrato sem prazo de encerramento com outra editora brasileira. E o cancelamento desse documento tinha que partir deles, não de nós. Apesar dos pedidos reiterados do seu principal autor, a Caminho nunca foi a fundo nem quis lidar diretamente com esse assunto.

Agora, com os direitos em posse da Fundação Saramago, e com a ajuda de Silvia Gandelman, chegamos a um acordo com a antiga detentora, a editora Bertrand Brasil, e a celebração é portanto mais do que justa. Pilar estará entre nós relembrando tantos momentos em comum e festejando a realização de um desejo tão antigo.”

Ler mais em Blog da Companhia

Folha de S. Paulo

Posfácio

Globo

Estadão

Pin It on Pinterest

Share This