Com a publicação, em novembro passado, de O conto da ilha desconhecida toda a obra de José Saramago, em Portugal, passa a ter a chancela da Porto Editora.
Pela hora do meio-dia, com a maré, a ilha desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma, assim termina o conto e assim se destaca na contra-capa desta edição.
Originalmente publicado em 1997, pela Assírio & Alvim, no âmbito da Exposição Internacional de Lisboa, Expo 98, que havia encomendado este texto, já constava do catálogo da Porto Editora com a versão ilustrada por Fatinha Ramos. É agora publicada, à semelhança das restantes edições, com a capa caligrafada por personalidades da cultura lusófona, neste caso o escritor António Mega Ferreira.
O design das edições ficou a cargo do atelier Silvadesigners.
Veja aqui mais sobre O conto da ilha desconhecida.