Um ano de viagem com o elefante Salomão e o Trigo Limpo Teatro Acert

Um ano de viagem com o elefante Salomão e o Trigo Limpo Teatro Acert

Foi na noite de 29 de junho de 2013, há exatamente um ano, que o elefante Salomão entrou em cena pela primeira vez. Guiado pelos atores do Trigo Limpo Teatro Acert, de Tondela, o paquiderme – uma estrutura articulada de mais de quatro metros – era a grande estrela da adaptação de A Viagem do Elefante, de José Saramago, que a companhia apresentava em Figueira do Castelo Rodrigo. Aquela foi apenas a primeira das muitas “viagens” feitas por Salomão neste primeiro ano de existência.
Em 2013 o espetáculo de rua foi apresentado em nove localidades (oito em Portugal e uma em Espanha), e neste ano serão 14 mais, todas elas na região de Viseu-Dão-Lafões. Ver aqui o calendário dos próximos espetáculos.
Tal como a personagem de Saramago, o elefante do Trigo Limpo Teatro Acert também tem maravilhado os moradores das localidades por onde passa, e deixado marcas. Neste fim de semana a paragem de Salomão foi em Vouzela, no Adro da Feira, onde centenas de pessoas estiveram por uma hora e meia a assistir à história do elefante que fez uma heróica viagem de Lisboa a Viena, à pata, por capricho de um rei.
A Fundação José Saramago deseja o Salomão muitos anos de vida e agradece a toda a equipa da ACERT pela dedicação com que construíram e alimentam diariamente este projeto.

Vida longa à “Viagem do Elefante”!

Pin It on Pinterest

Share This