Notícias

14ª edição do Prémio Literário José Saramago

Tem início a 20 de janeiro (e término a 15 de maio) as inscrições para a 14.ª edição do Prémio Literário José Saramago, que distinguirá uma obra de ficção inédita de autores da lusofonia até aos 40 anos. O prémio tem um valor pecuniário de € 40.000,00 (quarenta mil euros) e assegura a publicação da obra em Portugal e no Brasil, assim como a sua distribuição em todos os países de língua portuguesa.

As bases desta edição do prémio, que é lançado pela Fundação Círculo de Leitores em articulação com a Fundação José Saramago, podem ser consultadas no site www.premiojosesaramago.pt.

Instituído em 1999 como homenagem a José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, e concebido como instrumento de defesa da língua portuguesa através do estímulo a jovens escritores – para que, nas palavras do próprio, «os jovens autores tenham a oportunidade que eu não tive» –, o Prémio Literário José Saramago tem-se afirmado, ao longo das suas edições, como uma das mais relevantes distinções literárias em língua portuguesa. Os autores por ele premiados são já nomes incontornáveis da literatura portuguesa, como José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, Bruno Vieira Amaral e João Tordo, bem como Paulo José Miranda, Adriana Lisboa, Andréa del Fuego, Ondjaki, Julián Fuks, Afonso Reis Cabral e Rafael Gallo.

Na mais recente edição, em 2024, a obra premiada foi “Morramos ao menos no porto”, de Francisco Mota Saraiva, que fora distinguido com o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís em 2023 e no ano passado venceu o Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium BCP, revelando uma trajetória já assinalável, apesar de recente, no panorama literário contemporâneo em língua portuguesa.

A obra vencedora nesta 14.ª Edição do Prémio Literário José Saramago será publicada, em Portugal, pelo Grupo Porto Editora e, no Brasil, pelo Grupo Editorial Record.

O júri do Prémio, este ano, será presidido por Guilhermina Gomes, Fundação Círculo de Leitores, e integra Pilar del Río, Fundação José Saramago, Joana Matos Frias, Universidade de Lisboa, Clara Rowland, Universidade Nova de Lisboa, Ana Lima Cecílio, Grupo Editorial Record, e Lídia Jorge, como Membro Honorário.

José Saramago na entrega do prémio a Paulo José Miranda, em 1999, na primeira edição do certame