Noticias

A Oficina de Saramago – Exposição na BNP

No âmbito das comemorações do centenário de Saramago, a Biblioteca Nacional de Portugal, em parceria com a Fundação José Saramago, organiza uma mostra bibliográfica e documental que examina e celebra o percurso de escrita desse autor singular, com um legado que o coloca entre os principais nomes da literatura mundial.

A exposição A oficina de Saramago parte da premissa de que um escritor – um grande escritor – não vem do nada. O momento em que abrimos um romance, um volume de contos ou uma coletânea de poemas é verdadeiramente o ponto de chegada de um trajeto marcado por um trabalho que inclui leituras, pesquisa, escrita e reescrita. É a esse trabalho que a presente exposição busca dar destaque, facultando um acesso em muitos aspetos inédito aos bastidores da criação de José Saramago.

O percurso proposto encerra testemunhos materiais muito expressivos como atestação do que foi o referido trabalho do escritor. Esses testemunhos são agora mostrados, nalguns casos pela primeira vez, integrados todos num conjunto que se pretende harmonioso e condizente com a ideia de uma narrativa, devendo a visita ao que é mostrado constituir uma “leitura” que obedeça à lógica subjacente àquele conceito.

Os materiais apresentados estão organizados em três grandes eixos, que dão a conhecer as várias bibliotecas relacionadas com o universo escritural de Saramago: aquela que antecede ou que alimenta a obra (eixo «A oficina e a invenção do escritor»), a da obra em si (segundo eixo) e aquela que se lhe seguiu (eixo «A receção e a consagração»). Disso decorre que o arco temporal abarcado pela exposição é bastante amplo e que esta se interessa tanto pela criação como pela receção do escritor, ainda que o foco expositivo esteja sobretudo na primeira.

O próprio Saramago reconhecia e defendia o valor de abrir as portas da oficina de escrita; já nos anos 1960, dizia a José Rodrigues Miguéis que «não só o crítico gostará de conhecer os móbeis e os bastidores da criação […]: parece-me até que o público será quem mais o apreciará, tão desacostumado está de meter o nariz na oficina do escritor» (carta de 19 de novembro de 1960).

A exposição A oficina de Saramago será inaugurada no dia 6 de junho, às 16h30, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e estará patente até ao dia 8 de outubro. O catálogo da exposição é publicado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

FICHA TÉCNICA

Curadoria: Carlos Reis e Sara Grünhagen
Pesquisa arquivística: Fátima Lopes (BNP)
Apoio técnico: serviços da BNP.
Apoio institucional: Fundação José Saramago.