Noticias

Agosto, mês do Centenário no Brasil

Mês de férias deste lado do mundo, Agosto estará repleto de atividades relacionadas com o Centenário de José Saramago no Brasil. Em Belém do Pará, a UFPA (Universidade Federal do Pará) realiza, dos dias 22 a 24, o Colóquio Internacional «José Saramago: Palavra, pensamento, ação». O encontro reunirá académicos, editores, jornalistas e historiadores para debater o legado do escritor e contará com as presenças da presidenta da FJS, Pilar del Río, e do comissário para o Centenário, Carlos Rei.

Em São Paulo, no dia 25 deste mês, no Sesc Pinheiro, haverá uma homenagem a Saramago organizada pela Companhia das Letras. A convite da editora a escritora Andréa del Fuego, o escritor Milton Hatoum e a atriz Zezé Mota lerão excertos da obra do autor de Todos os Nomes. A sessão também contará com intervenções de Luiz Schwarcz, fundador da Companhia das Letras, de Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP, e de Pilar del Río. Ainda em São Paulo, no dia 26, será apresentado o livro «A Intuição da Ilha», relato de Pilar del Río que aborda a relação de José Saramago com Lanzarote e o dia a dia do escritor na ilha.

No Rio de Janeiro, de 30 de Agosto a 1º de Setembro, o Real Gabinete Português de Leitura (RGPL) promove o encontro «À luz da Claraboia: o Centenário de Saramago no Real», no qual participam três Prémios José Saramago de Literatura: Ondjaki, Andréa del Fuego e Julián Fuks. A exposição «Voltar aos Passos que Foram Dados» estará patente no RGPL a partir do dia 30 de agosto e também nesse dia será inaugurada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro a mostra «Mulheres Saramaguianas».