Programa & Atividades

Leitura encenada: O conto da ilha desconhecida, pelo Teatro Corrente

Data
21.03.2026

Horário
15h30

Custo
Gratuito

Onde
Fundação José Saramago

No dia 21 de março, sábado, às 15h30, o Teatro Corrente apresenta no auditório da FJS uma leitura encenada d’ O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

SINOPSE:
Inspirada na obra de José Saramago, esta leitura encenada dá vida a uma história de coragem e descoberta. Um homem comum desafia um rei, pois ambiciona descobrir uma ilha desconhecida, uma ilha que pode não existir nos mapas, mas que pulsa na vontade de quem ousa procurá-la.
Em palco, os alunos do Curso Profissional Intérprete | Ator | Atriz assumem múltiplas personagens — o Rei, a Senhora das Limpezas e o Homem — conduzindo o público por uma viagem a bordo de um barco que atravessa oceanos tenebrosos. Este barco transforma-se: Numa floresta que navega, numa ilha por descobrir e no reflexo das descobertas individuais de cada personagem.
Com a voz destes alunos e alunas, o público dá por si a imaginar a sua própria ilha, esse lugar desconhecido. Reconheceríamos nós a nossa ilha, caso ousássemos encontrá-la? “O homem e a mulher foram pintar na proa do barco, de um lado ao outro, em letras brancas, o nome que ainda faltava dar à caravela. Pela hora do meio-dia, com a maré, A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma.”

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:

Encenação: Raquel Cabaço Pereira | Assistência de Encenação: Maria Toscano | Texto: José Saramago | Interpretação: Afonso Matos, Aline Neto, André Carvalho, Ema Fogaça, Emilly Alves, Evline Souza, Fátima Sanhá, Francisco Costa, Joaquim Venco, Luana Mirandela, Mariana Melo, Mariana Silva, Marta Duarte, Raquel Duarte, Sofya Makarova e Soraia Marta | Desenho de Som: Miguel Curado | Operação Técnica de Luz e Som: Sofia Ramos |
Cenografia: Carlota González | Design Gráfico: Raquel Cabaço Pereira |
Produção: TeatroCorrente | Apoio: Fundação José Saramago e Direção Geral das Artes (dgARTES) |
Parceiros: Agrupamento de Escolas Monte da Lua e Alunos/as da Escola Secundária de Santa Maria – Curso Profissional Intérprete | Ator | Atriz