Cuadernos centenario

Legados Saramaguianos

Um dos vetores do programa do Centenário de José Saramago é a leitura. Compreende-se que assim seja, uma vez que está em causa a evocação de um grande escritor que lemos e relemos, que encontramos e reencontramos nas nossas vidas. Agora, depois e bem mais tarde.

Chamamos “Legados Saramaguianos” a um conjunto de ações que, multiplicando-se por lugares e por tempos diversos, ao longo do ano do Centenário, levam igualmente à multiplicação de leituras, em tonalidades próprias. Trata-se de sessões com escritores de língua portuguesa, da geração que veio depois de José Saramago, alguns deles galardoados com o prémio que leva o nome do autor do Memorial do Convento. São esses escritores que convidamos para a leitura de textos saramaguianos; a partir daí, abre-se o debate em torno das respetivas obras e da ficção contemporânea em língua portuguesa.

Os “Legados Saramaguianos” estabelecem uma ligação de Saramago com o nosso tempo, sublinhando-se deste modo um efeito de continuidade que frequentemente surpreendemos na sucessão das décadas e dos séculos em que uma literatura permanece viva. Foi assim no passado, por exemplo, com a transformação das formas e dos temas do romantismo ou com o prolongamento da herança modernista, em ambos os casos com outras vozes e em contextos já diferentes daqueles que viram nascer correntes e movimentos geracionais que a história literária procura descrever.

Não está aqui em causa a referência a modelos rígidos que devam permanecer estáticos, o que seria negar a dinâmica imparável da produção literária. Menos ainda se pretende rastrear influências ou a sua ansiedade, para lembrar uma imagem famosa. O que se deseja, isso sim, é valorizar, na literatura de agora, o diálogo com aquela que a antecedeu, seja para continuar, para modular ou para subverter o que antes foi escrito.

A primeira sessão dos “Legados Saramaguianos” realiza-se no dia 22 de novembro de 2021, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Carnaxide, concretizando uma parceria do Município de Oeiras com a Fundação José Saramago. O convidado desta primeira sessão é o escritor José Luís Peixoto.

Carlos Reis
Comisionado por el Centenario de José Saramago