Fundación
José Saramago

extracto del día
28 marzo, 2024

José Saramago

Andamos há séculos a perguntar-nos uns aos outros para que serve a literatura, e o facto de não haver uma resposta não irá desanimar os futuros perguntadores. Não existe uma resposta possível. Ou então há infinitas: a literatura serve para entrar numa livraria e para nos sentarmos em casa, por exemplo. Ou para ajudar a pensar. Ou para nada. Porquê esse sentido utilitário das coisas? Se temos de procurar o sentido da música, da filosofia, de uma rosa, é porque não estamos a entender nada. Um garfo tem uma função. A literatura não tem uma função. Embora possa consolar uma pessoa. Embora nos possa fazer rir.

Entrevista ao jornal Clarín (Argentina), 2007

Tienda online

Blimunda
#138

La revista Blimunda es una publicación mensual, digital y gratuita editada por la Fundación José Saramago. En diciembre de 2020 se publicó el número 100 de la revista.

Leer el último número
revista blimunda

“Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor”

Firma José Saramago Site da Declaração de Deveres Humanos