Fundação
José Saramago

Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário de José Saramago. Tal como em circunstâncias semelhantes acontece com outros grandes vultos, a efeméride constituirá uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro.

cover-image

excerto do dia
16 Outubro, 2021

Que farei com este livro?

Na guerra, no campo de batalha, vemos cair um companheiro, parece às vezes a ferida ligeira, e se o queremos ajudar a erguer-se, os membros desfalecem-lhe, é um corpo morto que mais tarde teremos de enterrar. Outras vezes julgamos que é mortal o golpe, que não há esperança, passamos adiante e contamo-nos um a menos, mas olhamos para o lado e vemos que ele se levantou por suas próprias forças e continua o combate, mesmo deixando atrás de si o sangue. Assim são os amores. Julgamo-los vivos e estão mortos, julgamo-los mortos e estão vivos.

Que farei com este livro?

Loja Online

Blimunda
108

A revista Blimunda é uma publicação mensal, digital e gratuita editada pela Fundação José Saramago. Em dezembro de 2020 foi publicado o centésimo número da revista

Ler a última edição
revista blimunda

Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres.

Assinatura José Saramago Carta Universal dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos