Perguntas frequentes

O que é a Fundação José Saramago?
A Fundação José Saramago é uma instituição cultural privada com sede na Casa dos Bicos, na cidade de Lisboa, contando com uma delegação em Azinhaga.

Quais os objetivos da Fundação José Saramago?
Constituída pelo próprio escritor em Junho de 2007, A FJS tem como objetivos promover a literatura e a cultura em língua portuguesa, difundir a Declaração Universal dos Direitos Humanos e defender o ambiente.

A Fundação José Saramago é mantida pelo Estado?
A FJS é uma instituição privada que se mantém com parte dos direitos de autor da obra de José Saramago, para além das receitas próprias (bilheteira, livraria e loja online).

Onde está a Casa e a Biblioteca José Saramago?
Em Tías, Lanzarote, podem ser visitadas a residência e a Biblioteca do escritor.

A Casa dos Bicos pertence à Fundação José Saramago?
A Casa dos Bicos é propriedade da Câmara Municipal de Lisboa. Em 2008, a autarquia cedeu os pisos superiores do edifício para a instalação da Fundação José Saramago, reservando o piso térreo para a criação de um núcleo arqueológico. O protocolo de cedência da Casa dos Bicos à Fundação José Saramago foi renovado em 2018 por mais dez anos.

Como faço para encomendar/devolver produtos da Loja?
Para qualquer assunto relacionado com a loja on-line os contatos são: loja@josesaramago.org e +351 218 802 045

Qual o horário de abertura e preço dos bilhetes?
Informações sobre a bilheteira

Onde estão os originais das obras do escritor?
Em 2016, sem contrapartida financeira, a Fundação José Saramago doou uma série de documentos à Biblioteca Nacional de Portugal. Os originais – manuscritos e datilografados – de romances do escritor, assim como correspondência trocada com amigos e outros escritores e cadernos de notas preparatórias para os livros, materiais que constituem a oficina de um escritor, foram entregues à instituição para que sejam catalogados e disponibilizados a investigadores e ao público em geral. Na exposição permanente patente na sede da Fundação, muitos destes documento podem ser vistos.