Notícias

Parceria com a ABANCA para projetos na área da cultura

Nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, a Fundação José Saramago (FJS) e ABANCA assinaram um protocolo de colaboração que tem por objetivo a concretização de projetos na área da Cultura, dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente. Com duração de cinco anos, o documento prevê a realização de atividades culturais de dimensão transnacional, a promoção de seminários e programas de sensibilização, entre outras atividades.

No ato da assinatura do acordo, realizada na Casa dos Bicos, sede da FJS, estiveram presentes o CEO do ABANCA, Francisco Botas, a presidenta da FJS, Pilar del Río, e o administrador do Eurobic – Grupo A BANCA.

“É preciso juntar forças pelo bem comum e da defesa e cumprimento dos Direitos Humanos ninguém está isento. ABANCA e a Fundação José Saramago podem ter funções diferentes, mas unem-se porque partilham objetivos”, defende Pilar del Río. “É uma honra associarmo-nos a uma instituição que financiará projetos que chegarão a cidadãs e cidadãos que fazem do mundo a sua pátria e do português e do espanhol uma casa comum. Iniciamos esta caminhada que será feita com toda a vontade e a paixão que a realidade nos exige”, completa a presidenta da FJS.

A parceria entre as duas instituições assenta numa visão humanista e transformadora do papel da cultura e da ação cívica. Em breve serão divulgadas as primeiras iniciativas a serem realizadas ao abrigo deste acordo.

ABANCA é um banco com foco ibérico, com presença em Portugal e um claro compromisso social. As suas atividades educativas, sociais e culturais chegam a cerca de 2,5 milhões de pessoas. A FJS é uma fundação privada que tem como objetivo a promoção da cultura e da literatura em língua portuguesa, a defesa dos direitos humanos e do meio ambiente.

Francisco Botas, CEO do ABANCA, e Pilar del Río, Presidenta da FJS