Notícias

Abertura do Centenário de José Saramago

As comemorações do Centenário de José Saramago terão início a 16 de Novembro, dia em que o escritor faria 99 anos. O programa do Centenário arranca com três iniciativas, distribuídas ao longo do dia 16, da seguinte forma:

Às 10 horas, em centenas de escolas, em Portugal, em Lanzarote e noutros locais do mundo, terá lugar a ação “Leituras Centenárias”: alunos do Ensino Básico lerão, em simultâneo, o conto A Maior Flor do Mundo. Esta é uma parceria da Fundação José Saramago com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional de Leitura.

Ao longo do dia 16, as sete bibliotecas da Rede de Bibliotecas José Saramago pro- movem diversas atividades, com destaque para aquelas que se realizam às 18 horas (leituras encenadas, maratonas de leitura, leituras pelas redes sociais, etc.; programas aqui).

Pelas 20 horas, no São Luiz Teatro Municipal, a escritora Irene Vallejo lerá um Manifesto pela Leitura; segue-se um concerto pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo maestro Pedro Neves. O programa é composto por As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz, de Joseph Haydn, com leitura de textos de José Saramago pela atriz Suzana Borges. Esta é uma parceria da Fundação José Saramago com a Câmara Municipal de Lisboa (ver aqui).