Notícias

Centenário de José Saramago é celebrado em Estocolmo

A Embaixada de Portugal e o leitorado do Camões I.P. na Suécia, em colaboração com a Biblioteca da Universidade de Estocolmo e a Fundação José Saramago, promovem, no dia 20 de outubro, em Estocolmo, às 18h, uma  homenagem a José Saramago.

Abaixo o programa completo da jornada intitulada  “Revisitando Saramago em Estocolmo”, que acontece na Biblioteca da Universidade de Estocolmo.

Programa:
– Palavras de abertura
“José Saramago: eixos temáticos e doutrinários” – Carlos Reis, Comissário para o Centenário de José Saramago

– “A receção de Saramago na Suécia até ao Nobel (1998)” – Mauro Cavaliere, Universidade de Estocolmo

– “Democracia e Universidade” – exibição da gravação da palestra proferida por José Saramago na Aula Magna da Universidade de Estocolmo em 2003, seguida por comentário pela Dr. Evie Papada, Research and Policy Analyst, V-Dem Institute, Universidade de Gotemburgo

Após a conferência, haverá um cocktail e a inauguração da exposição «Mulheres Saramaguianas», composta por uma edição especial de serigrafias e gravuras inéditas de artistas portugueses, acompanhadas de textos, também eles inéditos, de escritoras de língua portuguesa, elaborada pela Fundação José Saramago em parceira com o Centro Português de Serigrafia (CPS).