Notícias

Conferências do Nobel – curadoria Alberto Manguel

As chamadas “Conferências do Nobel: emergências saramaguianas”, são uma iniciativa da Fundação José Saramago, em parceria com o Município de Lisboa, perspetivando uma reflexão e debate sobre temas de grande relevância, sintonizados com a obra de Saramago.

As “Conferências do Nobel” traduzem um duplo sentido de emergência e referem-se a temas que emergem do pensamento de Saramago: por um lado, dá-se “atenção particular [aos] problemas do meio ambiente e do aquecimento global do planeta”; por outro lado, sublinha-se a urgência ética, política e social de que se revestem aqueles temas, em articulação com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Programa:

– Dia 11 de abril: Alberto Manguel (n. 1948), ensaísta argentino-canadiano, autor de obras de referência sobre a questão da leitura, também tradutor, editor de antologias e Diretor do Centro de Estudos de História da Leitura.
– Dia 3 de maio: Maaza Mengiste (n. 1974), ficcionista etíope-norte-americana, ensaísta e fotógrafa. Finalista, em 2020, do Booker Prize; recebeu, no mesmo ano, um American Academy of Arts and Letters Award de literatura.
– 20 de julho: Juan Gabriel Vásquez (n. 1973), romancista, contista e ensaísta colombiano, autor de obras distinguidas com importantes prémios (p. ex., o Alfaguara de romance, de 2011, e o Prémio da Real Academia Española, de 2014).
– 3 de outubro: Olga Tokarczuk (n. 1962), romancista e contista polaca, foi galardoada com prémios de grande prestígio, como o Man Booker International Prize e o Nobel da Literatura (ambos de 2018). Em 2019 criou uma fundação com o seu nome.
– 3 de novembro: Leila Slimani (n. 1981), ficcionista e jornalista franco-marroquina, diplomata e repórter (Jeune Afrique); estudou Ciências Políticas e Estudos Mediáticos em França e foi vencedora do Prémio Goncourt de 2016.

Na sequência das “Conferências do Nobel”, cada um dos participantes na série realizará uma palestra-debate numa das bibliotecas da Rede BLX.