Notícias

O Centenário de José Saramago na Azinhaga

O início do Centenário, no dia em que José Saramago faria 99 anos, será celebrado na aldeia que o viu nascer com as “Leituras Centenárias”, uma iniciativa que acontece em centenas de escolas, em Portugal, Lanzarote e noutros locais do mundo, e com a plantação da 99ª oliveira numa das ruas principais da aldeia, nesta que é a vontade da Fundação de plantar “Cem oliveiras para Saramago”:

“Minha aldeia era rodeada de olivais, com oliveiras antigas de troncos enormes. Elas desapareceram. Senti-me como se me tivessem roubado a infância. Hectares e hectares de oliveiras desapareceram para dar lugar a culturas mais lucrativas. A aldeia não mudou tanto, foi a paisagem que mudou. E essa mudança radical na paisagem foi, para mim, uma espécie de golpe no coração.” — José Saramago.

Em cada uma destas oliveiras, que levará o nome de uma personagem saramaguiana, voltará a habitar o espírito do avô Jerónimo e da avó Josefa, e o lagarto verde voltará a ser visto entre os troncos retorcidos destas oliveiras.

O projeto “Cem oliveiras para Saramago” é uma parceira entre a Fundação José Saramago, Câmara Municipal da Golegã e Junta de Freguesia da Azinhaga, com o extraordinário apoio de Manuel Coimbra que ofereceu as cem oliveiras.