Programa & Atividades

100 oliveiras para José Saramago

Data
16.11.2022

Horário
15h30

Duração
1h

Onde
Azinhaga do Ribatejo, Rua Victor Manuel da Guia

No âmbito das celebrações do centenário de nascimento de José Saramago, no dia 16 de novembro, data em que o escritor faria 100 anos, culminar-se-á o projeto “100 oliveiras para José Saramago” com a plantação da centésima oliveira. Cada uma destas árvores receberá o nome de uma personagem saramaguiana, sendo que, simbolicamente, as duas oliveiras centenárias levam o nome dos avôs maternos de José Saramago. Em cada uma destas oliveiras, voltará a habitar o espírito do avô Jerónimo e da avó Josefa, e o lagarto verde voltará a ser visto entre os troncos retorcidos destas oliveiras.

“A minha aldeia era rodeada de olivais, com oliveiras antigas de troncos enormes. Elas desapareceram. Senti-me como se me tivessem roubado a infância. Hectares e hectares de oliveiras desapareceram para dar lugar a culturas mais lucrativas. A aldeia não mudou tanto, foi a paisagem que mudou. E essa mudança radical na paisagem foi, para mim, uma espécie de golpe no coração.” — José Saramago

“100 Oliveiras para José Saramago” é um projeto da Fundação José Saramago e da família do escritor, apadrinhado por um agricultor da região, Manuel Coimbra, que prontamente, em 2019, ofereceu as cem oliveiras, conta com o apoio da Câmara Municipal da Golegã e Junta de Freguesia de Azinhaga, e está inserido nas celebrações do Centenário de Nascimento. Os nomes das oliveiras foram desenhados pelo designer Leonel Duarte e pintados à mão por uma ceramista e pintora cerâmica da região Filipa Betes.