Programa & Atividades

Saramago na Escola: Leituras Centenárias

Data
16.11.2021

Horário
10h

Duração
1 hora

Onde
Várias escolas de Portugal

O programa do Centenário de José Saramago inclui ações distribuídas por vários domínios. No campo da leitura, o programa “Saramago na Escola” inclui as “Leituras Centenárias”, uma parceria da Fundação José Saramago com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional de Leitura.

Para além de constituir uma evocação do escritor José Saramago, esta iniciativa procurará motivar os jovens para a leitura, para o aperfeiçoamento da língua e para a compreensão da narrativa, em sintonia com a filosofia que preside ao Plano Nacional de Leitura.

Assim, no dia 16 de novembro de 2021 e assinalando a abertura do Centenário, realizar-se-ão, em 100 Escolas Básicas portuguesas, sessões simultâneas de leitura do conto A Maior Flor do Mundo, presente no currículo do 4º ano do Ensino Básico.

Poderão participar nas “Leituras Centenárias” alunos ou alunas do Ensino Básico, de escolas públicas, privadas e cooperativas. Cada escola poderá inscrever um aluno ou aluna de uma turma específica. As inscrições para as “Leituras Centenárias” terão lugar na primeira quinzena de setembro de 2021, de acordo com orientações e calendário a divulgar.