Fundação
José Saramago

excerto do dia
25 Junho, 2024

José Saramago

Andamos há séculos a perguntar-nos uns aos outros para que serve a literatura, e o facto de não haver uma resposta não irá desanimar os futuros perguntadores. Não existe uma resposta possível. Ou então há infinitas: a literatura serve para entrar numa livraria e para nos sentarmos em casa, por exemplo. Ou para ajudar a pensar. Ou para nada. Porquê esse sentido utilitário das coisas? Se temos de procurar o sentido da música, da filosofia, de uma rosa, é porque não estamos a entender nada. Um garfo tem uma função. A literatura não tem uma função. Embora possa consolar uma pessoa. Embora nos possa fazer rir.

Entrevista ao jornal Clarín (Argentina), 2007

Loja Online

Blimunda
#138

A revista Blimunda é uma publicação mensal, digital e gratuita editada pela Fundação José Saramago. Em dezembro de 2020 foi publicado o centésimo número da revista

Ler a última edição
revista blimunda

“Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor”

Assinatura José Saramago Site da Declaração de Deveres Humanos