Fundação
José Saramago

A Fundação José Saramago agradece a todas as instituições e pessoas que participaram nas celebrações do Centenário e, em especial, aos leitores, o verdadeiro motivo da realização deste trabalho.

A FJS agradece também ao Comissário, Carlos Reis (leia aqui as suas palavras finais sobre o Centenário), e à sua equipa, pela dedicação e competência com que levaram a cabo este projeto.

cover-image

excerto do dia
9 Fevereiro, 2023

Estocolmo

O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever. Às quatro da madrugada, quando a promessa de um novo dia ainda vinha em terras de França, levantava-se da enxerga e saía para o campo, levando ao pasto a meia dúzia de porcas de cuja fertilidade se alimentavam ele e a mulher. Viviam desta escassez os meus avós maternos, da pequena criação de porcos que, depois do desmame, eram vendidos aos vizinhos da aldeia. Azinhaga de seu nome, na província do Ribatejo. Chamavam-se Jerónimo Melrinho e Josefa Caixinha esses avós, e eram analfabetos um e outro.


Discurso na Academia Sueca, 7 de dezembro de 1998

Loja Online

Blimunda
124

A revista Blimunda é uma publicação mensal, digital e gratuita editada pela Fundação José Saramago. Em dezembro de 2020 foi publicado o centésimo número da revista

Ler a última edição
revista blimunda

“Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor”

Assinatura José Saramago Carta Universal dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos