Notícias

Abertas as inscrições para a 13ª edição do Prémio José Saramago

Já estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Prémio Literário José Saramago, promovido pela Fundação Círculo de Leitores em articulação com a FJS. Assim como na edição anterior, o prémio irá distinguir obras de ficção inéditas de autores/as da lusofonia até aos 40 anos.

O regulamento completo do prémio, o prazo final de envio dos originais e outras questões relacionadas ao certame estão disponíveis na página web www.premiojosesaramago.pt 

“A Fundação Círculo de Leitores, ao criar este prémio, criou – espero eu que assim seja – um instrumento mais para a defesa da língua. É que, quando nós falamos na língua, estamos sempre a pensar na nossa língua lá fora. Quer dizer, a difusão, a promoção, os leitorados, os cursos, tudo isso, lá fora. Mas há que levar em conta que a língua começa por defender-se cá dentro.”
José Saramago

O Prémio Literário José Saramago, instituído pela Fundação Círculo de Leitores com periodicidade bienal e que celebra a atribuição do Prémio Nobel da Literatura de 1998 ao escritor José Saramago, destina-se a promover a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa através do estímulo à criação literária e à dedicação à escrita por jovens autores da lusofonia. Ao longo das suas 12 edições, o Prémio Literário celebrou José Saramago e pugnou pela afirmação da cultura em língua portuguesa, estimulando a criação literária, promovendo e valorizando o nosso património linguístico e encorajando a publicação de novos autores no espaço da lusofonia.