Notícias

Congresso Internacional «Que Faremos com José Saramago? Nos 25 Anos do Prémio Nobel»

Entre os dias 11 e 13 de outubro, terá lugar na Livraria Lello, no Porto, o «Congresso Internacional Que Faremos com José Saramago? Nos 25 Anos do Prémio Nobel», organizado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, pela Cátedra José Saramago da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pela Livraria Lello, com o apoio da Fundação José Saramago.

O programa completo do congresso pode ser descarregado aqui. Inscrições até sábado, dia 7, às 12h00, com indicação dos painéis e atividades a que se pretende assistir, para o correio eletrónico catedrasaramago@utad.pt. Passar-se-á um certificado de assistência.

Sobre o congresso

No dia 8 de outubro de 1998, Portugal e o mundo de língua portuguesa reagiam com alegria ao anúncio da atribuição do Nobel de Literatura a José Saramago. O CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, a Cátedra José Saramago da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Livraria Lello vão assinalar esta data com o Congresso Internacional Que Faremos com José Saramago? Nos 25 Anos do Prémio Nobel, entre os dias 11 e 13 de outubro de 2023.

Como sugere o título deste congresso, inspirado na peça teatral de José Saramago Que Farei com Este Livro?, pretende-se discutir o lugar deste escritor nas literaturas portuguesa e universal, hoje e no futuro. Para isso, num mundo em permanente e acelerada mudança, em que o mais supérfluo é o mais atrativo e duradouro, importa ensaiar novas análises da sua obra plural (e inovadora) e do seu exemplo de cidadão voltado para os problemas humanos, sociais, políticos e religiosos, tanto os mais locais, individuais e secretos (identidade, fragmentação, duplicação do sujeito, etc.) como os mais globais (justiça/injustiça, comunismo/capitalismo, liberdade/opressão, etc.).

Como temas a explorar, propomos:
· José Saramago e a criação literária;
· José Saramago e a natureza humana;
· José Saramago e o significado da vida;
· José Saramago e paisagem;
· José Saramago e jornalismo;
· José Saramago e outras artes;
· José Saramago e a literatura infantojuvenil.

Envio de propostas – resumo de 200 palavras (até ao dia 30 de julho de 2023, para os endereços carlosnogueira@uvigo.es e jose.vieira@unipd.it). CV de 6 linhas, no máximo.

A aceitação ou não será comunicada até ao dia 15 de agosto.

Organização
· Carlos Nogueira (UTAD / Universidade de Vigo)
· José Vieira (CLEPUL / Università degli Studi di Padova)

Comissão Científica
· Annabela Rita (Universidade de Lisboa)
· Antonio Augusto Nery (Universidade Federal do Paraná)
· Barbara Fraticelli (Universidad Complutense de Madrid)
· Daniel Vecchio (Universidade Federal do Rio de Janeiro/FAPERJ)
· Giorgio De Marchis (Università Roma Tre)
· Lourdes Pereira (Cátedra Mário Cesariny / Universitat de les Illes Balears)
· Matteo Pupillo (Universidade de Évora)
· Orlando Grossegesse (Universidade do Minho)
· Sara Grünhagen (Sorbonne Nouvelle (CREPAL)
· Teresa Martins Marques (CLEPUL / Universidade de Lisboa)
· Vera Lopes da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)