Noticias

16 de Novembro – O dia do Centenário

A Fundação José Saramago prepara um programa especial para o dia 16 de Novembro de 2022, data do centésimo aniversário do escritor. A programação tem início às 10h, com milhares de alunos de escolas de Portugal, Espanha e outros países a ler excertos de romances de José Saramago num programa intitulado Leituras Centenárias.

Na sede da FJS, em Lisboa, haverá uma leitura integral de As Pequenas Memórias, autobiografia que conta a infância do escritor, visitas guiadas e momentos musicais – o programa repete-se n’A Casa José Saramago, em Lanzarote. Na delegação de Azinhaga, será plantada a centésima árvore do projeto “100 oliveiras para José Saramago”.  A festa continua às 20h, no Teatro São Carlos, com a apresentação da ópera Blimunda, de Azio Corghi, numa nova produção para festejar o Centenário do autor de Memorial do Convento.

Leitoras e leitores de José Saramago espalhados pelo mundo também poderão participar nos festejos através das redes sociais ao partilharem as suas passagens favoritas de livros do escritor com a hashtag #Saramago100.