Programa & Atividades

Concerto Centenário de José Saramago

Data
03.11.2022

Onde
São Luiz Teatro Municipal

No dia 3 de novembro, o São Luiz Teatro Municipal recebe o concerto do Centenário de José Saramago, com vários intérpretes e compositores de língua portuguesa e espanhola.
Nomes já confirmados:
Aline Frazão, Camané, Cristina Branco (vídeo), Luís Pastor, Marco Oliveira, Mário Laginha, Martín Sued + Marco Santos: Jangada de Pedra, Mitó Mendes, Paula Oliveira, Teresa Salgueiro e Rita Maria.

Comprar bilhetes
Organização: Fundação José Saramago e São Luiz Teatro Municipal | Apoio: Banco de Portugal

A relação de José Saramago com a música vem de longe. Desde que em pequeno subia ao galinheiro do Teatro Nacional de São Carlos, por favor de um dos porteiros do Teatro, amigo do seu pai, e depois ao longo da vida, através da escuta de compositores diferentes, muitos do universo da música clássica, mas outros, muitos também, oriundos de outros géneros musicais. Nas suas obras encontram-se passagens em que a música ou os seus intérpretes acabam por conduzir o leitor por andamentos de diferentes ritmos e sonoridades, de Bach a Beethoven ou a Leonard Cohen, um dos seus intérpretes favoritos fora do universo clássico.

Mas José Saramago foi também parceiro de muitos músicos portugueses, que o levaram das páginas dos livros para os palcos ou para gravações em disco. Se alguns deles já não estão fisicamente entre nós, como é o caso de Carlos do Carmo, outros continuam a subir a palcos nacionais e estrangeiros, mostrando que a Cultura portuguesa está viva e recomenda-se.

Há uns anos, a Fundação José Saramago, em parceria com a Casa Fernando Pessoa, desafiou alguns desses músicos a prepararem concertos a partir de leituras que tivessem feito ao longo da sua vida, acrescentando a esse desafio o de comporem temas a partir de Saramago e Pessoa. Neste ano em que se celebra o centenário do nascimento de José Saramago, convidam-se músicos para darem a ouvir alguns desses temas ou outros que tenham escolhido a partir da obra de Saramago. Um concerto em que a música em língua portuguesa se cruza com a literatura de José Saramago, celebrando a sua obra, celebrando-as.