Cadernos do Centenário

Contar por Imagens

Um dos vetores mais significativos do Centenário de José Saramago foi o conjunto de ações que designámos como “Saramago na Escola”. Mais do que iniciativas direcionadas do exterior para o interior, o que com aquelas ações se pretendeu – e em grande parte assim aconteceu – foi desafiar as escolas e os seus alunos a participarem ativamente na efeméride celebrada em 2022. As “Leituras Centenárias” e o “Contar por Imagens” foram as manifestações mais destacadas do programa “Saramago na Escola”.

Em “Contar por Imagens”, concebeu-se um projeto transdisciplinar destinado a suscitar leituras dinâmicas de textos de José Saramago. Tomando-se o termo imagem numa aceção ampla, incentivou-se, deste modo, a descoberta de relações estabelecidas pelos textos saramaguianos com outras artes, relações essas traduzidas noutras linguagens que os reinterpretam, em novas leituras.

Assim, em “Contar por Imagens” visou-se a ilustração de textos, no sentido mais corrente da expressão, mas também representações capazes de contemplar a tal aceção ampla de imagem: a música ou a dança, a performance ou a instalação sonora, o filme ou a fotografia. Dos trabalhos recebidos, foram selecionados (e sem menorização dos demais contributos) alguns que aqui ficam, provindos da Escola Secundária José
Estêvão, de Aveiro, e que são exemplos de criatividade e de capacidade de estabelecer “diálogos” entre textos e imagens. Sob orientação da Profª Maria de Fátima Salgueiro e em articulação com a Biblioteca daquela escola, vários alunos do 12º Ano de Artes produziram um conjunto de testemunhos muito expressivos, que estão agora arquivados na Fundação José Saramago.

São aqui registados os nomes dos referidos alunos: Anaïs M. Teixeira, Bárbara Santos Vital, Beatriz Casal Alves, Branca Silva Xarez, Clara Caloy Oliveira, David C. Mendes, Duarte Mendes, Fábio Rafael Rodrigues, Francisco Rodrigues Ferreira, Inês S. Santos, Inês Sampaio, Inês Tavares Pinho, João Gabriel Candeias, Leonor Portugal Cunha, Maria Filipa S. Póvoa, Samuel Alexandre Soto e Sara Afonso Teixeira.

Carlos Reis, Comissário para o Centenário

image-group-1

image-group-2

image-group-3

 

Imagens: Duarte Mendes, Beatriz Alves e Inês Sampaio