Program & Activities

Mostra Espanha: Colóquio sobre tradução e edição

Date
28.10.2021

Schedule
18h30

Duration
2 horas

Cost
Gratuito

Where
José Saramago Foundation

Na quinta-feira, dia 28, a Fundação José Saramago acolhe um encontro de tradutores e editores promovido pela Mostra Espanha 2021.

Sobre a iniciativa:

Será a relação entre tradutores e editores uma relação de igual para igual? Será que os editores reconhecem o trabalho dos tradutores? Que controlo exercem sobre eles? O que pensam, uns e outros, do debate surgido a respeito da tradução dos poemas de Amanda Gorman?

Há muito mais perguntas no ar, e todas elas podem ser feitas no dia 28 de outubro na Fundação Saramago. O diálogo centrar-se-á nas diferentes relações que se estabelecem entre o mundo da tradução e da edição, como se intersetam e como se relacionam no contexto fronteiriço geográfico e linguístico da Península Ibérica. Um colóquio no qual as diferentes personalidades participantes, com um percurso profissional de excecional qualidade, irão partilhar o seu trabalho e experiência com os ouvintes.

Uma mesa redonda moderada por Pilar del Río, presidenta da Fundação Saramago, na qual participarão profissionais do mundo editorial de Portugal e Espanha; tradutores e editores reunidos à mesma mesa, para saberem o que pensam e o que esperam uns dos outros.

Participantes:
Alfonso Armada
Antonio Sáez Delgado
Maria do Rosário Pedreira
Miguel Filipe Mochila

Moderação de: Pilar del Río