News

FJS inaugura exposição e página web sobre os deveres humanos

No mês em que se celebra o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 25 anos da atribuição do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago, a Fundação José Saramago, em parceria com a OEI (Organização do Estados Ibero-americanos), inaugura uma exposição que pretende divulgar a proposta de Declaração de Deveres Humanos, projeto iniciado pela Fundação José Saramago.

A ideia nasceu de uma vontade de José Saramago expressa no seu discurso, proferido a 10 de dezembro de 1998, em Estocolmo, data em que a Declaração Universal de Direitos Humanos cumpria meio século de vida. “Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor”, disse José Saramago na ocasião.

Em 2015, reunidos no México e convocados pela UNAM (Universidade Nacional Autónoma do México) e pela Fundação José Saramago, várias dezenas de especialistas em diversas áreas elaboraram uma  proposta de Declaração de Deveres Humanos, documento que posteriormente, em 2018, foi levado às Nações Unidas e entregue em mãos ao seu secretário-geral, António Guterres.

Agora, pretende-se que este documento circule pelo mundo, seja debatido, discutido e posto em prática. Para isto, foi criada uma exposição e uma página web com o texto da proposta de declaração e imagens do fotógrafo Gervasio Sánchez. O design gráfico da mostra ficou a cargo do atelier Silvadesigners. A exposição está disponível a partir de hoje, em três idiomas (português, espanhol e inglês) para escolas, universidades, bibliotecas e outras instituições que queiram abraçar a iniciativa.  As entidades que queiram receber a exposição deverão entrar em contacto com a Fundação através do endereço de e-mail apoio@josesaramago.org. Em resposta, receberão um link para descarga dos ficheiros ficando a seu cargo a respectiva impressão e montagem.

Até ao final do mês esta exposição será também inaugurada em dois locais da cidade de Lisboa, no Largo José Saramago, em frente à sede da Fundação José Saramago e no espaço do Banco de Portugal/Museu do Dinheiro, em Lisboa.

©Gervasio Sánchez