Program & Activities

Exposição: «Chegou a primavera. O Brasil depois das sombras», de Francisco Proner

Date
12.04.2023

Schedule
Todo o dia

Cost
Gratuito

Where
José Saramago Foundation

A partir do dia 10 de abril, a FJS acolhe a exposição fotográfica «Chegou a primavera. O Brasil depois das sombras», de Francisco Proner. O fotógrafo brasileiro é autor de uma imagem que rodou o mundo em abril de 2018, aquando da injusta prisão de Lula da Silva. A foto de Proner capta o momento em que o atual presidente do Brasil deixa a sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo, para entregar-se à Policia Federal e é cercado por apoiadores que querem demonstrar o seu apoio a Lula. Esta é uma das imagens que integram a exposição que estará patente na FJS este mês.

Sobre a exposição

A 1 de janeiro de 2019, o Brasil entrava num período de sombras com a tomada de posse de um Presidente da República que colocou em causa os alicerces democráticos do país, marcando a sua governação pelo atropelo constante dos direitos humanos, pela permanente marca racista, machista e xenófoba, pelo corte com todas as convenções internacionais, pelo retrocesso nas políticas sociais, pela utilização da justiça para fins políticos. Durante esse período, a par da mobilização interna, milhares de brasileiros viram- -se obrigados a abandonar o seu país, lutando à distância por uma mudança que trouxesse de novo a Primavera ao Brasil. No dia 07 de Abril de 2018, Luiz Inácio Lula da Silva discursou diante de uma multidão e de dezenas de câmaras na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Lula estava prestes a viajar para Curitiba para começar a cumprir uma ordem de prisão injusta e arbitrária. Antes de se colocar à disposição da Polícia Federal, o atual presidente do Brasil dirigiu-se aos seus apoiantes e amigos afirmando que provaria a sua inocência. Uma das frases ditas naquele dia reverberou durante o período em que esteve injustamente detido: “Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais poderão deter a chegada da primavera”. Após discursar, Lula foi cercado por uma multidão que o queria abraçar, tocar e manifestar apoio. O fotógrafo Francisco Proner retratou esse instante, captando uma imagem que percorreria o mundo. 580 dias depois, no mesmo local, uma segunda imagem de Francisco Proner retrata a recepção a Lula. A mesma massa humana esperava-o, demonstrando nesse instante o poder da resistência quando a luta é justa. Estas duas fotografias integram a mostra Chegou a Primavera. O Brasil depois das sombras, a que se juntam outras fotografias que documentam a campanha eleitoral para a eleição de novembro de 2022, que trouxe Lula de novo à Presidência do Brasil. Hoje, afirmamos que chegou a Primavera, trazendo consigo a liberdade e a democracia, um futuro decidido pelo povo brasileiro.

Biography

Francisco Proner, nascido em 2000, Brasil. Fotógrafo, membro da Agencia VU’ baseado no Rio de Janeiro.
No ano de 2015 embarcou em uma expedição ao redor do mundo de carro, viajando por 3 continentes. Na época, começou a trabalhar com as redes Midia Ninja e «Jornalistas Livres» durante a cobertura de protestos e a crise política no Brasil. Em 2017, completou o curso de Dramaturgia e Redação Documental na Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV) em Cuba. Francisco foi aluno na primeira edição do programa de estudantes da Canon e Magnum Photos durante o festival de fotojornalismo Visa Pour L’Image. No mesmo ano começou a desenvolver seu projeto pessoal, Anomia, um trabalho de longo prazo ainda em andamento. Desde então, começou a trabalhar como fotojornalista freelancer com mídias nacionais e internacionais, entre as quais o «New York Times», «The Washington Post», «The Guardian», «Le Monde», «El País». No Brasil seu trabalho é distribuído pela Agencia Farpa. www.franciscoproner.com