News

Genealogia Literária Saramaguiana

No âmbito do subprograma “Afinidades eletivas”, organiza-se a ação “Genealogia Literária Saramaguiana”. Trata-se de um conjunto de conferências e subsequentes debates, em torno de escritores referidos por José Saramago como componentes da sua “árvore genealógica literária”.

Para as conferências “Genealogia Literária Saramaguiana” foram convidadas personalidades que estabelecerão “afinidades eletivas” com os “ramos” daquela “árvore”, analisando os seus ecos na obra e no pensamento literário de José Saramago.

Conferências, conferencistas e cronologia:
Jerónimo Pizarro: “Fernando Pessoa en la genealogía de José Saramago” (Feira do Livro de Bogotá, Colômbia; 20 de abril de 2022, 16h).
Antonio Sáez Delgado: “Cervantes e Saramago: del deseo a la acción” (Instituto Cervantes, Madrid; 25 de abril de 2022, 19h15 hora local).
J. A. Cardoso Bernardes: “Camões e Saramago: o escritor em busca de amparo” (Centro de Literatura Portuguesa, Univ. de Coimbra; 12 de maio de 2022, 15h).
Ana Paula Arnaut: “Padre António Vieira e Saramago: dois tempos, dois homens, um estilo” (Centro de Literatura Portuguesa, Univ. de Coimbra; 12 de maio de 2022, 15h45).
Miguel Real: “A descoberta de Fernando Pessoa por José Saramago” (Casa Fernando Pessoa; 1 de junho de 2022, 18h30).
Helena Carvalhão Buescu: “Viagens por Portugal: Garrett e Saramago” (Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa; 6 de junho de 2022, 15h).
Sara Grunhagen: “Vivem em nós inúmeros: Saramago, Borges e Pessoa” (Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa; 6 de junho de 2022, 15h45).