Program & Activities

ADIADO: Apresentação do livro “Filho da Pide”, de Paulo Jorge Pereira

Date
02.04.2024

Schedule
18h30

Duration
1 hour

Cost
Gratuito

Where
José Saramago Foundation

Por causa das condições climatéricas que se fazem sentir, a sessão do dia 27 de março, às 18h30, foi adiada para o próximo dia 2 de abril, terça-feira, às 18h30.
Pedimos desculpa pelos incómodos causados.

Apresentação do livro “Filho da Pide”, de Paulo Jorge Pereira. Além do autor, estarão presentes na sessão a jornalista Sofia Branco e a escritora Ana Zorrinho.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

Notas biográficas:

PAULO JORGE PEREIRA nasceu a 13 de agosto de 1970 em Lisboa. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH), a paixão pelo Jornalismo levou-o a trabalhar, a partir de 1992, em jornais como A Bola, Record, Diário Económico e Jornal Económico. Em 2017 trabalhou no Sindicato dos Jornalistas e publicou o romance “Filhos da Primavera Árabe”. De janeiro de 2018 a maio de 2019 foi chefe de redação do semanário Contacto, jornal português no Luxemburgo. Publicou, em outubro de 2020, o livro “Murro no Estômago”. Em maio de 2021 entregou a Carteira Profissional de Jornalista, passando a exercer funções como assessor de imprensa do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

SOFIA BRANCO é licenciada em Jornalismo, tem mestrado em Direitos Humanos e estudos avançados em Observação Eleitoral, Estudos Islâmicos e Estudos sobre as Mulheres e está a doutorar-se em Sociologia. Trabalhou dez anos no Público e, desde 2009, exerce a profissão na agência Lusa. Especializada em direitos humanos/direitos das mulheres, tem na formação uma outra paixão através da Lusa, do Cenjor, da Associação Literacia Para os Media e Jornalismo, a que preside, ou como professora convidada da Pós-Graduação em Jornalismo do ISCTE. Presidente do Sindicato dos Jornalistas (2015-2020) e Presidente do Conselho Deontológico (2021-2023). Além de colaborações em obras coletivas, escreveu “Cicatrizes de Mulher”, sobre mutilação genital feminina, e “As Mulheres e a Guerra Colonial”.

ANA ZORRINHO é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e autora dos livros: “Histórias De Um Tempo Só”; “Lá” e “Súbito”, todos editados pela Caleidoscópio/ORO. Promove a leitura e a expressão em sessões dirigidas a jovens. Integra um projeto de poesia, em curtas metragens, intitulado “Silêncios”.